Atlético
None

ATLÉTICO

Chega um, vão dois: Atlético e Vasco encaminham troca de Evander por Lucas Cândido e Marquinhos

Diretorias debatem detalhes da negociação, que caminha para um acordo

postado em 01/06/2018 17:11 / atualizado em 01/06/2018 18:56

AFP/Mauro Pimentel


Atlético e Vasco discutem troca que envolve três jogadores: o meia Evander, desejado pelo time mineiro; o volante Lucas Cândido e o meia-atacante Marquinhos, alvos dos cariocas. As tratativas, que caminham para um desfecho positivo, estabeleceriam empréstimos.

A informação, publicada inicialmente pela Rádio Inconfidência, foi confirmada pelo Superesportes. A reportagem apurou que a tendência é que Evander, de 19 anos, e Lucas Cândido, 24, assinem contratos até o final de 2019. Considerado uma das principais promessas da base do Atlético, Marquinhos, 18, deve ficar no clube carioca até dezembro de 2018. A intenção do Vasco, porém, é que o jovem siga no Rio de Janeiro até o encerramento da próxima temporada.

As diretorias ainda discutem detalhes da negociação, como períodos dos contratos e prazos para eventuais aquisições em definitivo dos jogadores. A ideia é que Atlético e Vasco estabeleçam valores fixos caso o clube para o qual o atleta foi emprestado queira comprá-lo. A tendência é que o negócio seja fechado já nesta sexta-feira.

Questionado, o executivo de futebol do Vasco, Newton Drummond, conhecido como Chumbinho, confirmou a possibilidade da negociação. O dirigente, porém, garantiu que as tratativas ainda estão em fase inicial.

"É uma negociação que estamos encabulando. A ideia é essa. A situação surgiu, agradou os dois lados… Estamos avançando”, disse, em entrevista ao Superesportes.

Por meio da assessoria de comunicação, o Atlético confirmou a existência da negociação, mas não deu mais detalhes sobre o tema. Diretor de futebol do clube mineiro, Alexandre Gallo já admitiu publicamente a necessidade de contratações. Além de Evander, outro jogador que deve ser anunciado em breve é o atacante Denílson, emprestado pelo Granada-ESP ao Vitória.

Quem é quem

Jovem promessa do Vasco, Evander estreou pelo time profissional em 5 de março de 2016, quando ainda tinha 17 anos. Naquela temporada, o meia disputou 16 jogos - cinco deles como titular - e não marcou gols. No ano seguinte, balançou as redes adversárias uma vez em 12 partidas (seis como titular).

A afirmação entre os profissionais veio em 2018. Camisa 10 do time comandado por Zé Ricardo, Evander atuou 20 vezes no ano - 17 como titular - e marcou quatro gols. Foi um dos destaques do time no início da campanha na Copa Libertadores, em que o Vasco eliminou Universidad Concepción-CHI e Jorge Wilstermann-BOL, pelos playoffs.

Depois, porém, perdeu espaço e não é peça imprescindível da equipe. A saída do time se deve, especialmente, a uma foto em que jogadores do Vasco ironizam vaias da torcida, publicada na última semana. A legenda da imagem, postada no Instagram, diz: 'De quem é a culpa?'. Os atletas se desculparam, e Evander já voltou a treinar com o restante do elenco.

Bruno Cantini/Atlético

Do lado mineiro, Lucas Cândido e Marquinhos foram pouco utilizados pelo técnico Thiago Larghi. Recuperado de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o volante, que também pode jogar como lateral-esquerdo, atuou apenas duas vezes em 2018: nos empates contra Ferroviário-CE (2 a 2, pela Copa do Brasil) e San Lorenzo-ARG (0 a 0, pela Copa Sul-Americana). Nas ocasiões, o treinador optou por utilizar poucos jogadores considerados titulares.

Marquinhos, por sua vez, atuou apenas uma vez no time profissional na temporada 2018. O meia-atacante entrou durante o empate por 0 a 0 contra o San Lorenzo-ARG. Foram apenas 15 minutos em campo no ano.

Tags: vascorj mercadobola galo seria futnacional interiormg atleticomg