Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético e São Paulo farão jogo de número 100 na história; relembre grandes duelos

Partida será realizada nesta quinta-feira, às 20h, no Mineirão, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro

postado em 01/09/2020 14:07 / atualizado em 01/09/2020 14:56

(Foto: Arquivo / Estado de Minas)
Atlético e São Paulo farão jogo de número 100 na história, nesta quinta-feira, às 20h, no Mineirão, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com passado rico, o duelo entre alvinegros e tricolores é de equilíbrio raro: são 34 vitórias para cada clube, com 31 empates. O Galo marcou 122 gols e sofreu 138.

A somatória leva em consideração amistosos (20), jogos do Brasileiro (60), da Libertadores (10), do Robertão (4), da Copa do Brasil (2), do Torneio Heleno Nunes (1), do Torneio Campeão dos Campeões (1) e da Copa Conmebol (1).

Os dados são do Galo Digital, site no qual fica hospedada parte da memória atleticana.

Embalados


O duelo desta quinta colocará frente a frente dois times embalados. O Atlético acabou de ser campeão mineiro no último domingo, ao vencer o Tombense por 1 a 0 - o primeiro jogo da decisão ficou 2 a 1 para o Galo. O São Paulo, por sua vez, bateu no fim de semana o maior rival, o Corinthians, por 2 a 1, no Morumbi.

O time paulista ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos - quatro vitórias, um empate e uma derrota. Já o Atlético está na 5ª posição, com 9 pontos - três vitórias e duas derrotas.

Grandes jogos



Atlético e São Paulo já fizeram grandes jogos (relembre na galeria de fotos). Em 1971, o Galo venceu o São Paulo por 1 a 0, com gol de falta de Odair, no Mineirão, pelo triangular final do Campeonato Brasileiro. Dias depois, o triunfo sobre o Botafogo pelo mesmo placar garantiu o título brasileiro ao Galo.

Os clubes se enfrentaram pela final do Campeonato Brasileiro de 1977. O empate por 0 a 0 no Mineirão lotado levou a decisão para os pênaltis. Das cinco cobranças alvinegras, três foram para fora (Toninho Cerezo, Joãozinho Paulista e Márcio). Apenas Ziza e Alves marcaram. O São Paulo foi mais preciso. Getúlio e Chicão perderam, mas Peres, Antenor e Bezerra garantiram o primeiro título nacional da história do clube do Morumbi.

Pela Libertadores, ficou famoso o jogo em 2013 no qual Ronaldinho Gaúcho foi beber água com Rogério Ceni e aproveitou para pegar a defesa do São Paulo desprevenida, dando assistência para Jô marcar. O Galo venceu por 2 a 1, no Independência, pela fase de grupos. No jogo no Morumbi, o São Paulo fez 2 a 0. Após a partida, Ronaldinho declarou que aquele era  "um grande treino para a próxima fase".

A rivalidade cresceu por causa da frase de R10. Torcedores e jogadores do Tricolor não digeriram bem as palavras do craque alvinegro. Os clubes voltaram a se enfrentar nas oitavas de final da Libertadores. O Atlético venceu por 2 a 1 no Morumbi e por 4 a 1 no Independência. Ronaldinho aproveitou para brincar com o rival: "Usaram aquilo como motivação, mas eu vou aproveitar a deixa: quando está valendo, está valendo".

Histórico


Atlético x São Paulo
Jogos: 99
Vitórias do Atlético: 34
Empates: 31
Vitória do São Paulo: 34
Gols do Galo: 122
Gols do Tricolor: 138

Tags: galo jogos histórico saopaulosp