Atlético
None

ATLÉTICO

Quem é o executivo de 34 anos que negocia para tirar Sampaoli do Atlético

Pablo Longoria já trabalhou em clubes de quatro países diferentes da Europa e é fluente em seis idiomas

postado em 16/02/2021 10:07 / atualizado em 16/02/2021 13:30

(Foto: AFP)

Aos 34 anos, o diretor esportivo do Olympique de Marseille, Pablo Longoria, acumula currículo sólido. Já trabalhou em clubes de quatro países diferentes da Europa e é fluente em seis idiomas (espanhol, francês, inglês, italiano, português e alemão). O principal desafio dele no momento é conseguir convencer o técnico Jorge Sampaoli, do Atlético, a assumir o comando da equipe francesa.

Longoria é quem comanda as conversas com o estafe de Sampaoli. O espanhol foi o responsável por apresentar o plano esportivo do Marseille ao técnico argentino, conforme adiantou o Superesportes em 4 de fevereiro. Nessa reunião, as partes mostraram convergência de ideias. Por ora, o clube francês ainda não confirma o acordo com o treinador, que deve se posicionar sobre o tema após o término do Campeonato Brasileiro, neste mês de fevereiro.

Uma fonte ouvida pela reportagem informa que "não há outro nome no radar do Marseille". Em reportagem publicada nessa segunda, o Superesportes explicou a intenção do OM em reviver com Sampaoli "o amor ao jogo" e a "obsessão pelo futebol bem jogado" que marcaram o período de Marcelo Bielsa no time.

Além da boa imagem deixada por Bielsa na França, Longoria é fã do estilo do técnico argentino. Um ponto curioso nesta história: um dos conselheiros do início da carreira de Longoria é o espanhol Victor Orta, hoje diretor de futebol do Leeds, clube treinado por Bielsa. Orta é só elogios quando fala do treinador de Rosário-ARG. "Com jogo eficiente e envolvente, mudou o Leeds de patamar na Inglaterra".

Longoria foi anunciado pelo OM em julho de 2020. "O futebol é inconcebível sem paixão. Minhas últimas escolhas foram baseadas na paixão e na história dos clubes para os quais trabalhei", disse o profissional, natural das Astúrias, no centro-norte da Espanha, quando foi apresentado pelo clube francês. "Estou orgulhoso por ter esta grande oportunidade de colocar minhas habilidades a serviço de um dos clubes mais históricos do futebol europeu e francês".

Carreira

(Foto: Divulgação)


Aos 21 anos, Longoria já trabalhava com futebol como observador do Newcastle, da Inglaterra. Diz a lenda que ele assistia a oito jogos por dia. A estrutura do clube inglês envolvia 30 pessoas e um orçamento de 5 milhões de euros por temporada (R$ 32,6 milhões) para investimento em tecnologia, viagens e pagamento de funcionários.

O profissional deixou a Inglaterra para assumir a diretoria do departamento de assistências do Recreativo de Huelva, da Espanha. Ganhou poder e a confiança dos principais dirigentes do clube. Aos 24 anos, já demitia e contratava treinadores, como ocorreu com  André Villas- Boas. Português e espanhol trabalharam juntos no Huelva e no Marseille.

"Conheço bem o Pablo. Ele foi o primeiro diretor desportivo a oferecer-me a posição de treinador número um no Recreativo Huelva em 2009, quando era adjunto de Mourinho [no Porto]. Ele tinha 24 anos", disse o treinador português, que pediu demissão no dia 2 de fevereiro, após desentendimento com a diretoria do OM.

De dezembro de 2010 a fevereiro de 2018, Longoria trabalhou na Itália. Foi observador da Atalanta, diretor do Sassuolo e chefscout da Juventus.

Em fevereiro de 2018, assumiu a direção esportiva do Valencia. Na Andaluzia, ganhou o apelido de "Niño de la Play", por ser fã de videogames e pelos acertos no mercado de contratações. Ele foi um dos responsáveis pela recuperação do Valencia no cenário europeu. Depois de alguns atritos, deixou o clube em setembro de 2019.

Tags: galo mercado Atlético Sampaoli Olympique de Marseille Pablo Longoria