Grêmio
None

SÉRIE A

Em Caxias, Grêmio busca vitória sobre Fortaleza para deixar zona de rebaixamento

Equipes se enfrentam neste sábado, às 19 horas, no estádio Centenário

postado em 08/06/2019 11:24 / atualizado em 08/06/2019 13:03

<i>(Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO )</i>
Em Caxias do Sul, onde enfrenta o Fortaleza neste sábado, às 19 horas, no estádio Centenário, o Grêmio busca apenas a segunda vitória no Campeonato Brasileiro para se reabilitar da última derrota para o Bahia no torneio e deixar a zona de rebaixamento. O duelo é válido pela oitava rodada.
O confronto será em Caxias do Sul porque a Arena do Grêmio está cedida para os jogos da Copa América, que começa na próxima sexta-feira. Venezuela x Peru, no dia 15, será o primeiro duelo no estádio gremista. O clube gaúcho geralmente atua no Alfredo Jaconi, casa do Juventude, quando não tem sua arena à disposição mas neste caso escolheu o Centenário por conta da qualidade do gramado.

Com um início muito abaixo do que esperavam os torcedores, o time gaúcho ocupa a zona de rebaixamento e tem apenas cinco pontos somados até aqui, fruto de um triunfo sobre o Atlético e dois empates com Avaí e Corinthians. A instabilidade impediu que a equipe, postulante ao título antes de o torneio começar, brigasse, pelo menos neste começo, pelos primeiros lugares. 

O técnico Renato Gaúcho tem dito frequentemente nas entrevistas que tem plena confiança de que seus comandados irão decolar no Brasileirão e subir para os primeiros lugares. No entanto, por enquanto, a equipe tricolor, além de não estar conseguindo deslanchar, também não tem apresentado um bom futebol.

O treinador terá problemas para escalar a equipe e será obrigado a improvisar. Sem Cortez, machucado, e Juninho Capixaba, suspenso pelo acúmulo de cartões, não há laterais-esquerdos de origem disponíveis para o jogo. Renato Gaúcho deve improvisar o lateral-direito Leonardo Gomes para o setor, o que fará o veterano Léo Moura assumir o posto na direita. O jovem volante Darlan também é uma opção de improvisação.

No meio, Michel, com dores no joelho, também é desfalque. Sem Matheus Henrique, que está com a Seleção Brasileira Olímpica (sub-23) na França para a disputa do Torneio Maurice Revello, o antigo Torneio de Toulon, o companheiro de Maicon deve ser Thaciano. Darlan também pode ser utilizado no meio.

Luan participou de alguns treinos durante a semana, mas o atacante ainda não está apto para voltar e continua fora. Pepê e Diego Tardelli disputam uma vaga no lado do ataque. É provável que o primeiro seja o titular. No comando de ataque, em melhor fase do que o concorrente André, Felipe Vizeu seguirá entre os titulares.


Cansado, Fortaleza encerra 'excursão' fora de casa 

O jogo contra o Grêmio é o "ponto final" do Fortaleza em meio a sua excursão pelo Brasil. Foram três jogos consecutivos fora de casa, com vitória contra o Botafogo-PB, derrotas para Flamengo e Athletico-PR, um título da Copa do Nordeste para a sua sala de troféus, mais a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil. Para o jogo em Porto Alegre, o técnico Rogério Ceni exalta o cansaço do elenco em meio a maratona de jogos.

"Time desgastado, viaja para pegar um time descansado que precisa de pontos e não jogou na semana. Vamos encontrar dificuldade. Vamos nos entregar, mas logicamente é um time cansado. Vamos fazer nosso melhor como fizemos", afirma o treinador

Com o apoio incontestável da torcida, Rogério Ceni tem apenas uma missão até o final do ano: evitar o rebaixamento do Fortaleza. Até aqui são duas vitórias, um empate e quatro derrotas, com sete pontos.

É provável que o Fortaleza tenha pelo menos quatro mudanças entre os titulares em comparação com o time que perdeu para o Athletico-PR por 1 a 0 na última quarta-feira. Rogério Ceni conta com o jogador do atacante Kieza, que não poderia atuar pela Copa do Brasil e entra no lugar de Marlon. Osvaldo, Romarinho e Marcinho provavelmente vão ser mantidos. O treinador ainda não pode contar com Edinho, que nem viajou.

No meio-campo, Felipe e Araruna devem ganhar um descanso, cedendo suas vagas pra Paulo Roberto e Juninho, respectivamente. A grande dúvida na cabeça do torcedor é sobre o goleiro titular no Campeonato Brasileiro. Rogério Ceni vinha fazendo um revezamento entre Felipe Alves e Marcelo Boeck nas competições, mas agora com o apenas um campeonato até o final do ano um dos dois vai ter que assumir a posição.

Tags: gremiors futnacional seriea fortalezace