América
None

AMÉRICA

Julgamento do Icasa pode ser adiado para 2015; América trabalha para evitar mudança de data

Coelho continua sonhando com o acesso à elite, já que exclusão da equipe cearense pode mexer na tabela da Série B. Adiamento, entretanto, ainda não foi confirmado

postado em 11/12/2014 18:42 / atualizado em 11/12/2014 18:55

Rafael Arruda /Superesportes

Daniela Lameira/STJD
O julgamento do Icasa no STJD pode acontecer somente 2015. Mas o América, terceiro interessado no caso, trabalha nos bastidores para que o Pleno ocorra no dia 18 de dezembro.

Por três votos a um, o Icasa foi excluído da Série B em 29 de agosto. O motivo: entrar na Justiça Comum contra a CBF reivindicando a vaga do Figueirense na Primeira Divisão. Houve infração ao artigo 231 do CBJD (redação abaixo).

Pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro.

PENA: exclusão do campeonato ou torneio que estiver disputando e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). (NR).


O Coelho entende que a punição ao Icasa determinaria a anulação de todos os resultados, embora não haja especificação no Regulamento Específico da Série B (REC).

“É extra-oficial. Ouvimos isso de pessoas lá do Rio de Janeiro. Não há nada confirmado, mas nós já estamos em cima 24 horas por dia para que o Icasa seja julgado no dia 18”, diz, ao Superesportes, Alexandre Faria, superintendente geral do América.

A anulação dos resultados do Icasa ou aplicação de W.O (do inglês walkover, que significa atribuição de vitória quando uma equipe está impossibilitada de competir) mudaria a tabela da Série B. O América pularia da quinta para a quarta posição, já que somou apenas um ponto contra os cearenses. O Avaí, por sua vez, sairia do G-4 e cairia para sétimo, pois triunfou duas vezes diante da equipe de Juazeiro do Norte. Não haveria modificações para efeitos de rebaixamento e título.

Atento ao caso, o integrante do conselho de administração Paulo Lasmar questiona o possível adiamento. “É estranho. Já ocorreu quatro vezes. Se acontecer de novo, o STJD precisa explicar os motivos. E o América vai cobrar as justificativas”, afirma.

O próprio relator do caso, Miguel Cançado, afirmou, em entrevista à TV Brasil Central de Goiás no dia 27 de novembro, que a tabela da Série B poderia ser alterada em caso de exclusão do Icasa. Na ocasião, faltava uma rodada para o término da competição. "Se mantida a decisão da Comissão Disciplinar, que excluiu a equipe do campeonato – não sei se será essa a decisão que o Pleno tomará na próxima sessão –, a consequência é a perda de pontos para os clubes que disputaram com o Icasa. A consequência é uma adequação da tabela do campeonato. Mas eu só posso dizer sobre isso depois do julgamento. Do contrário, estarei fazendo uma antecipação do julgamento, o que é proibido", ressaltou Cançado.

Tags: julgamento serieb américa icasa pleno tribunal