América
None

AMÉRICA

Com Richarlison inspirado, América vence Sampaio Corrêa, quebra jejum e cola no G-4

Jovem de 18 anos deu assistência para o primeiro gol do Coelho e marcou o segundo. Com resultado, equipe alviverde põe fim à sequência de cinco partidas sem vitória

postado em 08/09/2015 18:26 / atualizado em 08/09/2015 22:42

Divulgação/Sampaio Corrêa

O América enfim quebrou o incômodo jejum de cinco partidas sem vitória (quatro derrotas e um empate) na Série B do Campeonato Brasileiro ao bater o Sampaio Corrêa por 2 a 0 na tarde desta terça-feira, no Castelão, em São Luís-MA, pela 24ª rodada da competição. O ótimo resultado no Maranhão encerrou a invencibilidade do adversário como mandante e manteve o Coelho próximo ao G-4, com 38 pontos, a três do quarto colocado Bahia (Confira aqui a tabela de classificação).

O grande destaque da partida foi o jovem Richarlison, de 18 anos. Demonstrando muita personalidade, tal como já fez em jogos anteriores, o camisa 9 construiu o lance do primeiro gol ao driblar Willian Simões e dar passe açucarado para Rodrigo Souza. Já no fim do segundo tempo, Richarlison recebeu de Marcelo Toscano e bateu rasteiro no canto direito de Rodrigo Viana.

Não há dúvidas de que o jogo desta terça-feira devolverá a confiança no CT Lanna Drumond e recolocará a equipe nos trilhos para batalhar pelo acesso. Não à toa o América terminou o turno da Série B na terceira posição. Agora, as atenções estão voltadas ao duelo de sábado contra o Náutico, às 16h30, no Independência, pela 25ª rodada. Será mais um confronto direto pelo G-4. Já o Sampaio, derrotado pela primeira vez em seu estádio, joga novamente em casa contra o Ceará, no mesmo dia e horário.

Mudança dá certo e jovem desequilibra

Preocupado com a vulnerabilidade do sistema defensivo americano, que sofreu sete gols nos quatro primeiros jogos do returno da Série B, o técnico Givanildo Oliveira mudou o esquema tático e escalou a equipe no 3-5-2. Anderson Conceição foi o escolhido para compor o trio de zaga junto de Wesley Matos e Alison. Felipe Amorim, opção de ataque, ficou no banco. Com Leandro Guerreiro mais preso na cabeça da área e Rodrigo Souza saindo para dar combate, o Coelho montou um paredão e evitou ataques mais perigosos do Sampaio Corrêa. Diante da ineficácia da equipe maranhense, João Ricardo, arqueiro do Coelho, mal sujou o uniforme.

Os três zagueiros não impediram o América de buscar o ataque. O goleiro Rodrigo Viana, do Sampaio Corrêa, contou com a sorte aos 14min, quando, em cruzamento de Marcelo Toscano, Anderson Conceição ajeitou na marca do pênalti e chutou por cima. Raul, Tony e Walber também tentaram em chutes fortes e fizeram Rodrigo trabalhar bem. Só que aos 46min, já nos acréscimos da etapa inicial, não teve jeito. Richarlison chamou Willian Simões para dançar, deixou o lateral-esquerdo do Sampaio desorientado com dois dribles seguidos e rolou para Rodrigo Souza completar de carrinho: 1 a 0.

Pela eficiência mostrada na etapa inicial, o Coelho mereceu o resultado. Mas ainda restava 45 minutos finais para garantir a vitória e quebrar um incômodo jejum. E logo aos 9min, uma baixa: Raul, machcuado, teve de ser substituído por Xavier. O time mineiro passou a ter menos posse de bola, mas continuou marcando forte, uma vez que o Sampaio, embalado pela ótima presença de público no Castelão, tentava a todo custo ao menos o empate. Mas, aos 28min, os donos da casa viram as esperanças caírem por terra quando Léo Rodrigues, último homem da defesa, atingiu violentamente o atacante Richarlison e foi expulso.

Com um a mais, o América encaixou um contra-ataque aos 38min, que terminou em assistência de Marcelo Toscano e gol de Richarlison: 2 a 0. A partir dali, o time alviverde administrou o jogo e garantiu seu terceiro triunfo como visitante.

SAMPAIO CORRÊA 0X2 AMÉRICA

SAMPAIO CORRÊA
Rodrigo Viana; Daniel Damião (Léo Rodrigues, no intervalo), Plínio, Luiz Otávio e Willian Simões (Raí, aos 41min do 2ºT; Dê, Diones, Válber, Nadson e Pimentinha (Edgar, aos 16min do 2ºT); Jheimy
Técnico: Leonardo Condé

AMÉRICA
João Ricardo; Wesley Matos, Alison e Anderson Conceição; Walber, Leandro Guerreiro, Rodrigo Souza (Henrique Santos, aos 36min do 2ºT), Tony e Raul (Xavier, aos 9min do 2ºT); Marcelo Toscano e Richarlison
Técnico: Givanildo Oliveira

Gols: Rodrigo Souza, aos 46min do 1ºT; Richarlison, aos 38min do 2ºT (AME)
Cartões amarelos: Willian Simões, aos 2min, Valber, aos 35min do 2ºT (SCO); Rodrigo Souza, aos 36min, Anderson Conceição, aos 37min, Tony, aos 44min do 1ºT; Henrique Santos, aos 43min do 2ºT (AME)
Cartão vermelho: Léo Rodrigues, aos 28min do 2ºT (SCO)
Motivo: 24ª rodada da Série B
Estádio: Castelão, em São Luís-MA
Data: terça-feira, 8 de setembro de 2015
Árbitro: Aurélio Santana Martins (SP)
Auxiliares: Alex Alexandrino (SP) e Francisco Jailson F. da Silva (RN)
Pagantes: 17.082
Presentes: 21.089
Renda: R$ 379.285,00

Tags: serieb futnacional interiormg