Atlético
None

COPA LIBERTADORES

América faz golaço, mas Atlético empata clássico histórico com gol impedido

Em jogo com estratégias bem definidas por ambas as partes, times fazem duelo eletrizante pela Libertadores e ficam no 1 a 1 na noite desta quarta, no Mineirão

postado em 13/04/2022 22:53 / atualizado em 13/04/2022 23:58

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Intensos do início ao fim, Atlético e América fizeram um clássico histórico na noite desta quarta-feira. Num Mineirão alvinegro, o Coelho largou na frente com um golaço de Felipe Azevedo, mas viu o Galo buscar o empate com Ademir, impedido, na reta final do segundo tempo. No fim das contas, igualdade em 1 a 1, em partida válida pela segunda rodada do Grupo D da Copa Libertadores.

Mandante, o Atlético dominou a posse de bola desde o início. Criou mais, trocou mais passes, finalizou mais vezes, fez dois gols bem anulados. Mas a estratégia do América, que reestreou o técnico Vagner Mancini, foi eficiente. Em um contragolpe perfeito no início do segundo tempo, Felipe Azevedo ganhou na velocidade de Godín, limpou Jair e acertou o ângulo de Everson para garantir a vitória.

Nos minutos finais, a insistência atleticana deu resultado. O lateral-direito Mariano encontrou bom lançamento para Ademir. Ex-jogador do América, o ponta ganhou de Iago Maidana, dominou bem e finalizou para as redes para deixar tudo igual. Ele estava impedido, mas como não há VAR na fase de grupos da Libertadores, o lance foi validado.

Agora, o Atlético tem quatro pontos em dois jogos. Já o América somou o primeiro ponto. Independiente Del Valle-EQU e Deportes Tolima-COL completam a chave.

O Atlético fecha o primeiro turno da fase de grupos contra o Independiente Del Valle-EQU, no Equador. As equipes se enfrentam a partir das 21h30 de 26 de abril (terça-feira), no Estádio Banco de Guayaquil. No dia seguinte, o América recebe o Deportes Tolima-COL no Independência. A bola rola às 19h.

Antes, os rivais mineiros concentram energias na disputa da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, às 19h, o América recebe o Juventude, no Horto. No domingo, a partir das 18h, o Atlético visita o Athletico-PR na Arena da Baixada, em Curitiba.



Estratégias definidas


Os números do primeiro tempo no Mineirão pressupõem um massacre atleticano: 73% de posse de bola contra 27%, 299 passes certos contra 59 e 12 finalizações contra apenas uma do América. Porém, na prática, a superioridade estratégica não foi tão clara par ao lado alvinegro.

Desde que a bola rolou, o América - que reestreou o técnico Vagner Mancini - mostrou o que queria. Fechado com duas linhas compactas e apenas Paulinho Bóia à frente, o time buscou contragolpes, especialmente pela esquerda. Coube a Felipe Azevedo (e depois Everaldo, quando os pontas inverteram os lados) imprimir velocidade por ali.

Mas a verdade é que as saídas em velocidade americanas quase não incomodaram a meta de Everson, que não precisou fazer nenhuma intervenção importante. E, com o passar dos minutos, o goleiro atleticano ficou ainda mais tranquilo no jogo.

Depois de um início em que a marcação do América foi superior, o Atlético começou a criar oportunidades. Aos 27 minutos, Jailson impediu um golaço de Guilherme Arana; aos 41, Zaracho - o melhor do time na etapa inicial - chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento. E o 0 a 0 seguiu.



Empate


O segundo tempo começou com desenho muito semelhante ao da reta final do primeiro: Atlético à frente, América recuado. A diferença foi que, logo aos cinco minutos, o contra-ataque americano funcionou. Na velocidade, Felipe Azevedo avançou pela esquerda, deixou Diego Godín para trás, cortou para o meio e soltou a bomba no ângulo: 1 a 0.



Logo depois do gol, o técnico 'Turco' Mohamed tentou consertar um defeito que atrapalhava o Atlético desde o início: a falta de velocidade pelas pontas. Então, saíram Zaracho e Vargas para as entradas de Savarino e Ademir, respectivamente. Em seguida, o venezulano criou a jogada que deixou Jair, na pequena área, livre para empatar. Mas, de forma inacreditável, o cabeceio foi para fora.

Depois, Hulk marcou gol impedido, bem anulado pela arbitragem. E o Atlético seguiu em cima, enquanto o América se defendia. O time alvinegro abusou de bolas levantadas na área, bem protegida pela zaga rival. Já perto dos 40 minutos, Mariano lançou Ademir, que, impedido, dominou bem a bola e finalizou para as redes: 1 a 1 que persistiu até o fim.



ATLÉTICO 1 X 1 AMÉRICA

 

Atlético

Everson; Mariano, Nathan Silva (Junior Alonso, no intervalo), Diego Godín e Guilherme Arana; Allan, Jair (Eduardo Sasha, aos 30' do 2ºT), Zaracho (Savarino, aos 11' do 2ºT) e Nacho Fernández; Eduardo Vargas (Ademir, aos 11' do 2ºT) e Hulk
Técnico: Antonio Mohamed.

América

Jailson; Patric, Maidana, Éder e Marlon (João Paulo, aos 26' do 2ºT); Zé Ricardo (Conti, aos 31' do 2ºT), Juninho e Alê; Everaldo (Juninho Valoura, aos 31' do 2ºT), Felipe Azevedo (Pedrinho, aos 25' do 2ºT) e Paulinho Bóia (Carlos Alberto, aos 25' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
 
Motivo: segunda rodada do Grupo D da Copa Libertadores
Data e horário: quarta-feira, 13 de abril de 2022, às 21h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Gols: Ademir, aos 39' do 2ºT (ATL); Felipe Azevedo, aos 5' do 2ºT (AME)
Cartões amarelos: Nathan Silva, aos 5' do 1ºT (ATL); Marlon, aos 22' do 1ºT (AME)

Público: 37.312 torcedores
Renda: R$ 2.150.741,27
 
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Sebastián Ranieri (ARG)

Tags: galeria atlético mineirão clássico américa gol fotos golaço imagens ademir americamg atleticomg interiormg futnacional felipe azevedo copa libertadores seriea libertadores2022 copa libertadores 2022