Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Pressionado e cheio de mudanças, Atlético desafia vice-líder Palmeiras em São Paulo

Times se enfrentam neste domingo, às 16h, pela 23ª rodada do Brasileiro

postado em 06/10/2019 06:30

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>
Protesto de torcedores, sete derrotas nas últimas oito partidas de Campeonato Brasileirotécnico, diretoria e jogadores contestados. É com esse ambiente de pressão por bons resultados que o Atlético desafia o Palmeiras neste domingo, a partir das 16h, pela 23ª rodada da Série A. Para surpreender o vice-líder no Allianz Parque, em São Paulo, o técnico Rodrigo Santana preparou mudanças na equipe titular.

No treino dessa sexta-feira - o último aberto à imprensa -, o lateral-direito Patric e o meia Cazares perderam lugar no time. Guga e Leonardo Silva os substituíram. As mudanças, porém, não foram apenas nos nomes, mas também na distribuição tática dos jogadores. A equipe passou a atuar com três zagueiros: Igor Rabello, Iago Maidana e o próprio Leo Silva.

No momento defensivo, os alas recuavam e formavam uma linha de cinco, no 5-4-1. Para atacar, a tendência é que o Atlético jogue numa espécie de 3-6-1. São alternativas testadas por Rodrigo Santana para fugir do 4-1-4-1 e do 4-2-3-1, sistemas mais utilizados desde que ele assumiu o comando da equipe, em abril.

O treinador admitiu que o Atlético vai mudar a postura em relação aos últimos jogos em casa, em que tentou atacar Colón-ARG (vitória por 2 a 1, pela Sul-Americana), Ceará (vitória por 2 a 1) e Vasco (derrota por 2 a 1, na qual o time cruzmaltino conseguiu equilibrar as ações ofensivas).

“Colocar um conceito do que a gente vai precisar. No próximo jogo, vamos fazer alteração na parte tática, não dá para jogar de igual para igual com o Palmeiras lá (no Allianz). O Palmeiras está brigando pelo título, teve a semana cheia para trabalhar. É nos momentos difíceis que a gente mostra a nossa força. Vamos tentar fazer um bom jogo, somar ponto para ganhar confiança para essa sequência difícil que vamos ter”, disse o treinador.


Desfalques


Assim como nos últimos jogos, o Atlético terá ausências importantes na equipe. Titulares, o zagueiro Réver (desconforto na panturrilha esquerda), o volante Jair (estiramento na coxa direita) e o atacante Chará (estiramento na coxa direita) estão fora. As ausências abrem espaço no banco de reservas para garotos formados na base alvinegra, como o defensor Vitor Mendes, de 20 anos, e o meia Marquinhos, de 19.

Pela recuperação


O Atlético está na décima colocação, com 30 pontos. Antes da derrota por 2 a 1 para o Vasco, na última quarta-feira, a meta do time era chegar ao G6 e conseguir uma vaga na próxima Copa Libertadores. Porém, a distância para o sexto colocado Bahia é considerável: sete pontos. Portanto, a ordem na Cidade do Galo durante a semana foi de vencer, recuperar a confiança e, só depois, pensar em voos mais altos na Série A.

O adversário


Vice-líder do Brasileirão, o Palmeiras soma 46 pontos - três a menos que o primeiro colocado Flamengo, que visita a Chapecoense neste domingo, a partir das 11h, na Arena Condá. A equipe paulista ainda não perdeu sob o comando do técnico Mano Menezes, ex-Cruzeiro. São seis jogos, com cinco vitórias e um empate.


Mano, porém, não estará no banco de reservas do Allianz Parque no jogo contra o Atlético. Suspenso por acúmulo de três cartões amarelos, dará lugar ao auxiliar Sidnei Lobo. Em campo, algumas dúvidas sobre a formação titular do Palmeiras. Com desgaste muscular, Luiz Adriano deve ser poupado e dar lugar a Borja ou Deyverson. No meio, Gustavo Scarpa e Lucas Lima disputam posição.

PALMEIRAS X ATLÉTICO


Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo e Bruno Henrique; Dudu, Gustavo Scarpa (Lucas Lima) e Willian; Borja (Luiz Adriano ou Deyverson)
Técnico: Mano Menezes

Atlético
Cleiton; Guga, Maidana, Leonardo Silva, Igor Rabello e Fábio Santos; Luan, Elias, Nathan e Otero; Franco Di Santo
Técnico: Rodrigo Santana

Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Data e horário: domingo, 6 de outubro de 2019, às 16h

Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Tags: palmeirassp galo seriea futnacional interiormg atleticomg