Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético usará camisa preta no Maracanã, em alusão ao mês da consciência negra

Lançado há exatos seis meses, uniforme entrará em campo pela primeira vez neste sábado, contra o Fluminense

postado em 16/11/2019 13:56 / atualizado em 16/11/2019 14:41

(Foto: Divulgação/Atlético)
Lançada há exatos seis meses, juntamente com a coleção assinada pela fornecedopa de material Le Coq Sportif, a camisa preta do Atlético será utilizada pela primeira vez em campo neste sábado, às 19h, contra o Fluminense, no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A espera valeu a pena, principalmente pelo motivo escolhido pelo clube - o mês da consciência negra. A iniciativa faz parte da campanha Do Preto e do Branco, lançada pelo clube neste mês de novembro.

De acordo com o post no Twitter oficial do Galo, a ação foi criada "como forma de reflexão e protesto contra a discriminação racial".

Apesar de ter a história de sua torcida e do próprio clube ligados à diversidade racial e a grandes atletas negros, dois torcedores protagonizaram um abominável caso de discriminação racial, proferindo injúrias contra um segurança no último domingo. Após o empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, Adrierre Siqueira da Silva e seu irmão Natan Siqueira Silva ofenderam Fábio Coutinho, que trabalhava na partida.

Adrierre cuspiu no rosto de Fábio e praticou injúria racial contra o segurança, dizendo em tom agressivo: "Olha a sua cor!". Nathan é acusado de ter chamado Fábio de "macaco". No dia seguinte ao ocorrido, Nathan afirmou que se referiu a Fábio como "palhaço".

A morte de Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695, fez com que o mês fosse escolhido para se celebrar a consciência negra no Brasil.

Tags: racismo uniforme Galo atleticomg interiormg fluminenserj camisa preta