Atlético
1

ATLÉTICO

Atlético usará camisa preta no Maracanã, em alusão ao mês da consciência negra

Lançado há exatos seis meses, uniforme entrará em campo pela primeira vez neste sábado, contra o Fluminense

postado em 16/11/2019 13:56 / atualizado em 16/11/2019 14:41

(Foto: Divulgação/Atlético)
Lançada há exatos seis meses, juntamente com a coleção assinada pela fornecedopa de material Le Coq Sportif, a camisa preta do Atlético será utilizada pela primeira vez em campo neste sábado, às 19h, contra o Fluminense, no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A espera valeu a pena, principalmente pelo motivo escolhido pelo clube - o mês da consciência negra. A iniciativa faz parte da campanha Do Preto e do Branco, lançada pelo clube neste mês de novembro.

De acordo com o post no Twitter oficial do Galo, a ação foi criada "como forma de reflexão e protesto contra a discriminação racial".

Apesar de ter a história de sua torcida e do próprio clube ligados à diversidade racial e a grandes atletas negros, dois torcedores protagonizaram um abominável caso de discriminação racial, proferindo injúrias contra um segurança no último domingo. Após o empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, Adrierre Siqueira da Silva e seu irmão Natan Siqueira Silva ofenderam Fábio Coutinho, que trabalhava na partida.

Adrierre cuspiu no rosto de Fábio e praticou injúria racial contra o segurança, dizendo em tom agressivo: "Olha a sua cor!". Nathan é acusado de ter chamado Fábio de "macaco". No dia seguinte ao ocorrido, Nathan afirmou que se referiu a Fábio como "palhaço".

A morte de Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695, fez com que o mês fosse escolhido para se celebrar a consciência negra no Brasil.

Tags: racismo uniforme Galo atleticomg interiormg fluminenserj camisa preta