Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com dois gols de Alan Franco, Atlético goleia São Paulo e se aproxima dos líderes do Brasileirão

No Mineirão, meio-campista equatoriano comandou triunfo do time alvinegro, que assume a terceira colocação, a quatro pontos do líder Internacional

postado em 03/09/2020 22:01 / atualizado em 03/09/2020 23:23

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
No último domingo, Alan Franco comoveu os torcedores do Atlético ao comemorar o título do Campeonato Mineiro com uma homenagem ao pai, Pedro Franco, morto por COVID-19 em abril. Nesta quinta-feira, o meio-campista foi destaque novamente ao fazer dois gols e comandar a goleada alvinegra por 3 a 0 sobre o São Paulo, no Mineirão, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Jair, de cabeça, também marcou.

Com a vitória, o Atlético chega à terceira posição e se aproxima da ponta da Série A, com 12 pontos - quatro a menos que o líder Internacional e um a menos que o segundo colocado São Paulo. O time alvinegro tem uma partida adiada pela competição nacional, contra o Athletico-PR, que ainda não tem data definida.

As equipes voltam a campo no próximo domingo, pela oitava rodada. Às 16h, a bola rola para um duelo de tricolores: o São Paulo recebe o Fluminense, no Morumbi. Mais tarde, a partir das 20h30, o Atlético visita o Coritiba, no Couto Pereira.

Leia também:



Atlético efetivo, Alan Franco decisivo

Jorge Sampaoli e Fernando Diniz se admiram. Embora tenham diferenças, os treinadores se dispõem a implementar estilos de jogo ofensivos, com marcação pressão e busca pelo gol a todo momento. Ao longo do primeiro tempo, essas características ficaram evidentes no Mineirão.

Atlético e São Paulo fizeram um jogo agitado desde o minuto inicial. Mandante, a equipe alvinegra nem sempre conseguiu ser o que pretende. Pressionada, teve a bola por menos tempo durante boa parte da primeira etapa e, por vezes, abdicou de sair jogando pelo chão. Também finalizou menos: oito contra 11 do time tricolor.

Mas foi mais precisa. Titular pela segunda partida consecutiva, o meio-campista Alan Franco voltou a ser o melhor “protótipo” que Sampaoli encontrou para o lesionado Nathan e marcou dois gols - os primeiros dele com a camisa alvinegra.

Aos 34’, aproveitou passe em infiltração de Jair e tocou na saída de Tiago Volpi, em jogada iniciada em desarme de Hyoran: 1 a 0. Aos 43’, concluiu com precisão uma bela jogada. Rafael fez lançamento longo, Sasha desviou para Hyoran, que encontrou Alan Franco. Na área, o meio-campista finalizou firme, no alto: 2 a 0.


Melhor durante boa parte do primeiro tempo, o São Paulo acertou a trave duas vezes, em chutes de Paulinho Bóia e Luciano. O ex-atacante do Grêmio até fez um gol, anulado por impedimento. Mais preciso, o Atlético - que chegou a reclamar de um pênalti não marcado já nos acréscimos, em bola que bateu no braço de Diego - foi para o vestiário em vantagem.

Melhora e goleada

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Diante do placar adverso, Fernando Diniz lançou o São Paulo ainda mais ao ataque. Com três alterações, o time tricolor ficou com uma formação com quatro atacantes. Naturalmente, a estratégia deu espaço aos contra-ataques do Atlético.

Keno, deslocado para a ponta direita nesta formação em que Sampaoli mandou a campo dois atacantes e não três, foi o mais acionado. Numa dessas, partiu em velocidade, puxou para o meio e finalizou mal, de esquerda, nas mãos de Volpi.

Mas foi num lance originado em bola parada que o Atlético ampliou a vantagem. Após cobrança de escanteio na segunda trave, Junior Alonso escorou para o meio. Já na pequena área, Jair cabeceou para as redes: 3 a 0.


Em vantagem, o Atlético seguiu dominante e ofensivo. Sem fôlego, o São Paulo se desorganizou, perdeu intensidade e não conseguu ameaçar a meta rival. No fim das contas, goleada alvinegra no Mineirão.

ATLÉTICO 3 X 0 SÃO PAULO

Atlético
Rafael; Mariano, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana (Fábio Santos, aos 41' do 2ºT); Alan, Jair (Guga, aos 35' do 2ºT), Allan Franco e Hyoran (Marrony, aos 34' do 2ºT); Keno (Marquinhos, aos 19’ do 2ºT) e Eduardo Sasha (Savarino, aos 35' do 2ºT)
Técnico: Jorge Sampaoli

São Paulo
Tiago Volpi; Igor Vinícius, Diego Costa, Léo e Liziero; Tchê Tchê, Gabriel Sara (Vitor Bueno, no intervalo) e Hernanes (Igor Gomes, aos 8’ do 2ºT); Luciano, Paulinho Bóia (Brenner, aos 8’ do 2ºT) e Pablo (Toró, aos 31' do 2ºT)
Técnico: Fernando Diniz

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: quinta-feira, 3 de setembro de 2020, às 20h (de Brasília)

Gols: Alan Franco, aos 34’ e aos 43’ do 1ºT, e Jair, aos 13’ do 2ºT (ATL)
Cartão amarelo: Fernando Diniz, aos 21’ do 2ºT (SPO) 

Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
VAR: Rafael Traci (SP)

Tags: galo campeonato brasileiro franco brasileirao mineirao atleticomg interiormg serie a futnacional saopaulosp seriea alan franco