Atlético
None

ATLÉTICO

Para Sampaoli, marcação alta e falta de temor fizeram Atlético golear São Paulo

Treinador comemorou triunfo que aproxima time dos líderes do Brasileirão

postado em 03/09/2020 22:40 / atualizado em 03/09/2020 23:24

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Os primeiros 30 minutos de jogo no Mineirão mostraram um São Paulo agressivo, ofensivo e mais perigoso que o Atlético. Diante do cenário adverso na noite desta quinta-feira, o time alvinegro abriu o placar aos 34’, com Alan Franco. O gol saiu de uma jogada treinada pelo técnico Jorge Sampaoli: a marcação alta. Para o argentino, essa estratégia e a falta de “temor” fizeram com que a equipe tomasse o domínio da partida, goleasse por 3 a 0 e se aproximasse dos líderes do Campeonato Brasileiro.




“Seguir insistindo (foi fundamental para o Atlético tomar o domínio da partida). Mesmo tendo sido dominada no início do jogo, a equipe seguiu insistindo, pressionando alto, sem nenhum tipo de temor. E encontrou o gol num momento difícil. Depois, cresceu no jogo e foi muito superior. O desenrolar do jogo foi amplamente superior para nós. O resultado me parece justo”, avaliou o comandante, em entrevista após a partida.

Leia também:

Segundo Sampaoli, a postura do Atlético foi fundamental, especialmente por enfrentar o vice-líder da competição, que vinha de três vitórias consecutivas. O resultado coloca o time alvinegro na terceira posição, com 11 pontos ganhos - um a menos que o São Paulo e quatro atrás do primeiro colocado Internacional.

“O time marcou muito alto, contra um rival que sabe jogar muito bem e que vinha com uma moral muito alta. Então, creio que foi um mérito importante do time, que a todo momento pressionou uma equipe muito consolidada. Foi uma vitória muito boa para nós, pela forma como se deu, como se desenvolveu. Isso nos faz consolidar o título mineiro, que ganhamos há pouco tempo”, disse.

Esta quinta-feira marcou o fim da sétima rodada do Brasileirão. O Atlético tem um jogo a menos da maioria dos adversários, já que a partida diante do Athletico-PR foi adiada em função da final do Campeonato Mineiro contra o Tombense, disputada no último domingo e vencida pela equipe alvinegra. O duelo ainda não tem data marcada.

O próximo jogo do Atlético será neste domingo, a partir das 20h30. Os comandados de Jorge Sampaoli vão ao Couto Pereira, em Curitiba, enfrentar o Coritiba, pela oitava rodada da Série A.



Leia a íntegra da entrevista de Jorge Sampaoli

Avaliação da partida

O time marcou muito alto, contra um rival que sabe jogar muito bem e que vinha com uma moral muito alta. Então, creio que foi um mérito importante do time, que a todo momento pressionou uma equipe muito consolidada. Foi uma vitória muito boa para nós, pela forma como se deu, como se desenvolveu. Isso nos faz consolidar o título mineiro, que ganhamos há pouco tempo.

Desempenho de Rafael

Foi uma atuação importante, em duas ou três jogadas no primeiro tempo. Ele está se consolidando, entendendo como é a maneira de jogar. Está crescendo, como está crescendo todo o time: progressivamente. Dele, nasce tudo. Todos têm uma evolução. Hoje, teve uma atuação bastante importante.

O que foi fundamental para o Atlético tomar o domínio da partida?

Seguir insistindo. Mesmo tendo sido dominada no início do jogo, a equipe seguiu insistindo, pressionando alto, sem nenhum tipo de temor. E encontrou o gol num momento difícil. Depois, cresceu no jogo e foi muito superior. O desenrolar do jogo foi amplamente superior para nós. O resultado me parece justo.

Por que Léo Sena não tem sido aproveitado?

As etapas de crescimento de cada ideia vão dando a cada jogador uma opção mais cedo ou mais tarde. Se eu optei por outra decisão, foi porque creio que a equipe precisava disso.

Alan Franco tem se mostrado o substituto ideal para o lesionado Nathan?

Franco é um jogador muito jovem, que vem do Equador e ainda está conhecendo o futebol daqui. Hoje, fez uma grande partida. Seguramente, terá que seguir evoluindo. Nós estamos esperando muito ansiosamente a volta de Nathan. Não é impossível que em algum momento eles joguem juntos. São dois bons jogadores, que seguramente no futuro nos darão muitas alegrias.

Desempenho de Hyoran

Foi uma atuação em que a equipe, a princípio, não encontrava a bola. Depois, quando teve algumas ações de gol no primeiro tempo depois do primeiro gol. No segundo tempo, teve controle. (Hyoran) É um meio-campista de criação, que tem o peso de levar a organização ofensiva da equipe. Não creio que tenha feito uma má partida. Ao contrário. Creio que ajudou muito nas recuperações, a parar Tchê Tchê. Há muitas coisas que não são percebidas, mas que Hyoran fez muito bem esta noite. Ajudou muito a equipe.

VAR

(O VAR) Também terá que crescer com o tempo. É necessário muito mais agilidade. A precisão e a justiça fazem com que o tempo (de tomada de decisão) não seja o que as pessoas esperam. Certamente, com a capacidade que os árbitros e o VAR, eles encontrarão uma maneira de que seja mais ágil e o jogo não pare tanto. Certamente, estão trabalhando nisso.

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional sampaoli saopaulosp seriea jorge sampaoli