Grêmio
None

ATLÉTICO

Por fim de 'jejum', Atlético encara Grêmio em 'decisão' que marca volta de Levir ao Horto

Equipes se enfrentam a partir das 17h deste sábado, pela 32ª rodada do Brasileirão

postado em 03/11/2018 06:30 / atualizado em 03/11/2018 11:34

Bruno Cantini/Atlético

Quando reassumiu o Atlético, em 17 de setembro, o técnico Levir Culpi não imaginava que estaria tão pressionado no retorno ao Independência. Passados 17 dias da assinatura do contrato, o comandante finalmente voltará ao estádio onde viveu tantas glórias com a dura missão de encarar o Grêmio, atual campeão da Copa Libertadores. O duelo, marcado para 17h deste sábado, vale pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

E o jogo tem ares de decisão, especialmente para o Atlético. Sem vencer desde 30 de setembro, quando bateu o Sport por 5 a 2, o time alvinegro luta para se manter no G6 e conseguir vaga na próxima Libertadores. Na sexta colocação, os comandados de Levir Culpi somaram 46 pontos nas 31 rodadas - mesma quantidade do Santos, que ocupa o sétimo lugar e aparece como principal ameaça, e três a mais que o Atlético-PR.

Rival deste sábado, o Grêmio tem 52 pontos e está uma posição à frente do Atlético. Tropeço no Horto, portanto, pode significar até mesmo a queda do time alvinegro para a oitava posição e o distanciamento ainda maior dos cinco melhores. Apesar da pressão de voltar a vencer, Levir Culpi se mostrou animado e confiante para o retorno ao Independência.


“O Grêmio tem um timaço. Vai ser muito difícil. Nós vamos ter que estar juntos. É a primeira vez no Independência nesta quinta passagem. Ali, nós temos um clima muito bom. Sempre que jogamos lá é um clima legal, de empatia com a torcida e atletas. Nós fizemos grandes jogos ali. Também sofremos juntos algumas decepções, mas, na maioria das vezes, fomos felizes ali. Espero repetir, até porque estamos precisando”, disse o treinador.

A última vez que Levir Culpi dirigiu o Atlético no Independência foi em 22 de novembro de 2015, há quase três anos. Na ocasião, o Atlético ficou no empate por 2 a 2 com o Goiás, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Marcos Rocha e Luan marcaram para os donos da casa. Bruno Henrique, atualmente no Santos, e Erik, no Botafogo e com passagem pela Cidade do Galo, fizeram os gols dos visitantes.

Em campo, Levir Culpi não poderá contar com o meia-atacante Luan. Suspenso por acúmulo de três cartões amarelos, o jogador deverá ser substituído por David Terans. Com poucas oportunidades sob o comando do ex-treinador alvinegro Thiago Larghi, o uruguaio tem recebido confiança da nova comissão técnica e, é claro, dos companheiros de elenco.

“É um jogador de muita mobilidade, que tem a finalização de média distância e bate bem na bola. Pode ser importante também na bola parada, tanto em escanteios, quanto em faltas próximas da área. Assim como o Luan, que é um jogador que se dedica demais, o David (Terans) também tem essa característica”, elogiou o goleiro Victor.

Há a possibilidade de Levir Culpi sacar do time o meia Cazares e promover a entrada do volante Matheus Galdezani. Essa alternativa, que fortaleceria a marcação do meio-campo alvinegro, foi testada no treinamento dessa quinta-feira. Nessa sexta, a atividade foi fechada e não pôde ser acompanhada por jornalistas.

O rival

Lucas Uebel/Grêmio

Nos bastidores, os últimos dias do Grêmio foram intensos. Após a derrota por 2 a 1 para o River Plate que resultou na eliminação na Libertadores, a diretoria do clube brasileiro acionou a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para reivindicar os pontos da partida. O motivo da reclamação é a participação irregular do técnico Marcelo Gallardo no jogo de volta da semifinal. O comandante millonario estava suspenso, mas, mesmo assim, se comunicou com atletas e integrantes da comissão técnica durante o confronto na Arena.

Em campo, jogadores do Grêmio se prepararam normalmente para a partida contra o Atlético. Afinal, o time comandado por Renato Portaluppi tenta terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro melhores para conseguir classificação direta para a fase de grupos da Libertadores de 2019.

A tendência é que o Grêmio não conte com pelo menos três peças fundamentais na partida deste sábado. Por questões físicas, o zagueiro Kannemann, o volante Maicon e o meia-atacante Luan não devem atuar. Recuperado de lesão, o atacante Everton ‘Cebolinha’ provavelmente será titular.

ATLÉTICO X GRÊMIO

Atlético
Victor; Emerson, Leonardo Silva, Iago Maidana e Fábio Santos; Adilson e Elias; Yimmi Chará, Cazares (Matheus Galdezani) e David Terans; Ricardo Oliveira
Técnico: Levir Culpi

Grêmio
Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Paulo Miranda e Cortez; Michel e Ramiro; Alisson, Cícero e Everton (Matheus Henrique ou Thaciano); Jael
Técnico: Renato Portaluppi

Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: sábado, 3 de novembro, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa/RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo gremiors