None

SÉRIE D

Tupi não teme reviravolta na decisão do STJD e já se prepara para duelo com Mixto

Auditores decidiram acatar pedido do clube mineiro de desqualificar o artigo 243-A, o que determinou a eliminação da Aparecidense. Caso deve se levado ao Pleno do STJD

postado em 17/09/2013 20:46 / atualizado em 17/09/2013 21:00

LEONARDO COSTA/TRIBUNA DE MINAS

Uma estratégia utilizada pela defesa do Tupi no julgamento da partida contra a Aparecidense, pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, foi decisiva para que o STJD sentenciasse a eliminação da equipe goiana do torneio. Nessa terça-feira, dia seguinte à sessão, a Aparecidense e a Procuradoria prometeram recorrer da determinação judicial, que acatou a desqualificação do artigo 243-A (atuar de forma contrária à ética com o fim de influenciar no resultado da partida) para o artigo 205 (impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma).

Eles argumentam que o clube goiano foi incluído em um artigo que não condiz com o que houve no jogo – a invasão de campo do massagista da Aparecidense, Esquerdinha, que evitou o gol que daria a classificação ao Tupi aos 44 minutos do segundo tempo.

Mesmo com a promessa de que o imbróglio judicial se estenda nos próximos dias, o presidente do Tupi, Áureo Fortuna, demonstra confiança na manutenção da sentença dada em primeira instância.

“Não esperamos qualquer reviravolta, porque não há nenhuma ilegalidade na matéria que foi julgada. Um auditor pode desqualificar um artigo e adequar outro. É possível que dois artigos sejam combinados aos princípios gerais do Direito. Esperamos que, caso haja um recurso, a decisão seja mantida”, disse ao Superesportes.

“O Tupi vai acompanhar de perto, ponto a ponto, todas as manobras que já se revelam protelatórias e indecorosas, além de prejudiciais ao futebol brasileiro”, completou.

Sobre a possibilidade de a primeira partida das quartas de final, contra o Mixto-MT, se realizar já neste fim de semana, o mandatário revelou que o diretor de futebol Alberto Simão esteve em contato com a CBF, mas a entidade só determinará as datas dos confrontos quando o caso estiver encerrado na Justiça.

Fortuna acredita, entretanto, que a partida não deve ser marcada nesse período. Mesmo assim, a equipe continua a rotina de treinamentos normalmente e se prepara para enfrentar o clube do Mato Grosso.

“Acredito que a chance de a partida ser realizada neste fim de semana é pequena, porque a logística, o deslocamento são complicados. Mas o Tupi continuou treinando normalmente nesse período e estamos preparados para qualquer situação.”

Tags: tupi aparecidense stjd massagista