None

CAMPEONATO MINEIRO

Quem leva? Mineiro 2021 começa neste sábado: conheça times e novidades

América e Cruzeiro estreiam neste sábado; atual campeão, Atlético inicia caminhada no domingo

postado em 26/02/2021 18:20 / atualizado em 26/02/2021 19:21

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

A 107ª edição do tradicional Campeonato Mineiro começa neste sábado, com três jogos. A primeira rodada será complementada no domingo, com mais três duelos. Mesmo iniciando a disputa com equipes alternativas, Atlético e América são novamente favoritos. Com um grupo em formação para a disputa da Série B, o Cruzeiro usará força máxima desde o começo e sonha também com o título.

As novidades nesta edição do Mineiro serão Pouso Alegre e Athletic - campeão e vice do Módulo II de 2020, respectivamente. Os 'caçulas' assumem as posições de Villa Nova e Tupynambás, rebaixados na temporada passada.

Primeira rodada


Sábado (27) - Uberlândia x Cruzeiro - 16h30, no Parque do Sabiá, em Uberlândia
Sábado - Caldense x Tombense - 19h, no Ronaldão, em Poços de Caldas
Sábado - América x Boa Esporte - 19h, no Independência, em Belo Horizonte
Domingo (28) - Pouso Alegre x Coimbra - 15h, no Manduzão, em Pouso Alegre
Domingo - Patrocinense x Athletic - 16h, no Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio
Domingo - Atlético x URT - 18h15, no Mineirão, em Belo Horizonte




Não haverá transmissão em TV aberta nesta primeira rodada. Uma novidade desta edição é que a Federação Mineira exibirá os jogos realizados entre os clubes do interior por meio de um canal próprio, mediante cadastro gratuito, no site oficial da TV FMF (Federação Mineira de Futebol).

Com regulamento mantido, os 12 participantes se enfrentarão em turno único. A primeira fase do Campeonato Mineiro irá até o dia 18 de abril. As quatro melhores campanhas avançam às semifinais, e duelam em jogos de ida e volta (1° contra 4° e 2° contra 3°). A grande final também será disputada em dois confrontos. Quem tiver o melhor desempenho da primeira fase jogará por dois resultados iguais.

A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la!
 
Os clubes que terminarem entre a 5ª e a 8ª colocação disputarão o Troféu Inconfidência, conquistado pelo Uberlândia na temporada 2020. O vencedor jogará a Recopa Mineira contra o melhor classificado geral do interior.

Os dois últimos colocados serão rebaixados ao Módulo II do Campeonato Mineiro de 2022.

O Athletic, de São João del-Rei, anunciou a contratação de maior peso entre os clubes do interior. Trata-se do atacante uruguaio Loco Abreu, de 44 anos.

Equipes do interior, como o Tombense (clube da melhor campanha da primeira fase em 2020), almejam acabar com uma tabu que está próximo de completar 16 anos. Desde 2005, quando o Ipatinga venceu o Campeonato Mineiro, nenhuma equipe do interior levantou a taça.

Dos grandes favoritos ao título, apenas o Cruzeiro iniciará a disputa com força máxima. Embora a prioridade do clube seja o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, voltar a ser campeão regional também é uma das metas para 2021. Em 2020, um desempenho frustrante levou a Raposa à 5ª colocação, fora da zona de classificação às semifinais.

Até o momento, a Raposa anunciou sete reforços. São eles: o zagueiro Eduardo Brock, o lateral-esquerdo Alan Ruschel, os volantes Matheus Neris e Matheus Barbosa, o meia Marcinho, e os atacantes Felipe Augusto e Bruno José.

A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la! 

O Atlético, atual campeão do Estadual, iniciará a disputa com um time alternativo, distinto do que encerrou a trajetória na Primeira Divisão da temporada 2020/21. Os atletas que mais atuaram na elite do futebol brasileiro terão 14 dias de recesso. Nesse sentido, a tendência é que o Galo utilize muitos nomes da base, ao menos no início do Mineiro. Reforços como o lateral-esquerdo Dodô, o meia Nacho Fernández e o atacante Hulk também devem receber oportunidades logo nas primeiras rodadas.

Já no América, inicialmente, a ideia comum entre diretoria e comissão técnica era disputar as primeiras três partidas do Estadual com um grupo 'recheado' de jogadores das categorias de base. No entanto, nesta semana, o técnico Lisca revelou que deve aproveitar apenas alguns desses nomes na estreia, diante do Boa Esporte, priorizando atletas do elenco profissional que tiveram menor minutagem na Série B.

A partir da 2ª rodada do Campeonato Mineiro, os titulares do Coelho devem voltar a ser acionados pelo comandante gaúcho. O objetivo da mudança no planejamento é preparar o time principal para as disputas da Copa do Brasil e da Primeira Divisão.

Ranking de títulos do Campeonato Mineiro

  1. Atlético: 45
  2. Cruzeiro: 38
  3. América: 16
  4. Villa Nova: 5
  5. Siderúrgica: 2
  6. Ipatinga: 1
  7. Caldense: 1
 

Especial do Superesportes apresenta os 12 times do Estadual:


Tags: campeonato mineiro ranking primeira rodada expectativas titulos americamg atleticomg cruzeiroec interiormg mineiro2021