América
None

AMÉRICA

América aposta na continuidade e anuncia ex-diretor Ricardo Drubscky como novo treinador

Novo técnico foi anunciado pelo presidente Marcus Salum nesta quarta-feira

postado em 20/06/2018 12:19 / atualizado em 20/06/2018 15:15

Beto Novaes/EM/D. A Press

Solução caseira! O América terá Ricardo Drubscky como treinador para a sequência da temporada. Nesta quarta-feira, em coletiva de imprensa realizada na sede do clube, em Belo Horizonte, a diretoria alviverde anunciou que o diretor de futebol assume o comando do time no lugar que era de Enderson Moreira para o restante da disputa da Série A do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o presidente Marcus Salum, a opção por Ricardo Drubscky é uma forma de dar continuidade ao projeto de futebol do América.

Enderson Moreira pediu demissão no último sábado para aceitar uma proposta do Bahia. Desde então a diretoria americana buscou nomes para escolher o novo treinador. Salum admitiu que teve uma tentativa frustrada antes de decidir pelo nome de Drubscky.

"O primeiro nome aprovado por toda a diretoria e que foi contactado, foi o Zé Ricardo. A gente queria fazer uma proposta. Falamos com ele duas vezes por telefone. O Ricardo Drubscky falou com ele, eu falei com ele. Eu queria mandar uma passagem para ele vir a Belo Horizonte. Ele falou que tinha uma proposta da Arábia e uma de um time do Rio (Botafogo). 'Quero sair do Brasil. Admiro muito o trabalho do Ricardo e do América, mas agradeço a proposta'", revelou Salum.

"O Zé Ricardo tem o perfil do América. É o perfil de um treinador jovem, que faz programação, treinamento programado. Era o perfil que a gente queria no América. Não acertado com ele, o melhor nome para a gente era o Ricardo Drubscky. Estou no futebol há muitos anos e entendemos isso", complementou o dirigente.

Como o maior objetivo do clube na temporada é buscar a permanência na primeira divisão nacional, ninguém melhor do que o diretor de futebol que ajudou a montar o elenco para esta temporada. Drubscky agradeceu a escolha da diretoria e projetou o novo trabalho à frente de uma equipe.

"Três fatores me fizeram voltar ao campo: o interesse do América, a continuidade do trabalho e a minha vontade. Eu não posso prometer resultados positivos, mas a continuidade do projeto vai existir. Sempre houve uma identidade entre o meu trabalho e o do Enderson. De uma maneira ou de outra, trabalhos juntos por mais de 30 anos. Tínhamos muito comprometimento com trabalho de campo.  Na conversa com a diretoria, chegamos ao acordo de continuidade. O América é minha casa. Esta é a quarta vez que passo pelo América, e já estou aqui há dois anos. Tenho convicção que vai dar certo. Estou muito tranquilo e muito feliz", afirmou Drubscky.

O objetivo de manter o América na Série A não deve ser estranho ao treinador. No currículo de técnico, Drubscky tem a campanha com o Goiás na primeira divisão do Brasileiro de 2014. Sem lutar contra o rebaixamento, conseguiu finalizar a competição na 12ª colocação, com 47 pontos.

Se por um lado, Drubscky terá facilidade em conhecer o elenco e já saber lidar com os jogadores, por outro o treinador terá que resgatar o ofício. O último trabalho como técnico foi quando dirigiu o Tupi, na Série B de 2016. Em junho daquele ano, ele e a direção do clube de Juiz de Fora entraram em acordo para o fim do vínculo.

Na próxima segunda-feira o elenco americano volta de uma folga de dez dias. Drubscky comandará a preparação do grupo para o retorno da Série A. No dia 19 de julho, o Coelho tem o clássico contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela 13ª rodada do Brasileiro.

Ficha do técnico

Nome completo: Sebastião Ricardo Drubscky de Campos
Data de nascimento: 20/01/1960
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Últimos clubes: Tupi-MG (junho a novembro de 2011), Volta Redonda-RJ (novembro de 2011 a abril de 2012), Atlético-PR (junho de 2012 a julho de 2013), Joinville-SC (julho a outubro de 2013), Criciúma-SC (dezembro de 2013 a fevereiro de 2014), Paraná Clube-PR (abril de 2014), Goiás-GO (abril a dezembro de 2014), Vitória-BA (dezembro de 2014 a março de 2015), Fluminense-RJ (março a maio de 2015), Osasco Audax-SP (agosto a outubro de 2015), Tupi-MG (fevereiro a junho de 2016), Anápolis-GO (junho a outubro de 2016).
Principais conquistas recentes: Campeonato Brasileiro Série D – 2011, Acesso à Série A do Campeonato Brasileiro – 2012, Manutenção na Série A do Campeonato Brasileiro – 2014.

Tags: marcus salum ricardo drubscky comandante treinador coelho américa