América
None

AMÉRICA

Do medo de cair ao sonho de acesso: zagueiro Paulão avalia evolução do América e projeta futuro

Coelho começou mal a Série B mas, neste momento, vive sequência invicta na competição

<i>(Foto: Mourão Panda / América)</i>

Uma das referências do América em 2019 é o zagueiro Paulão. No Coelho desde a temporada passada, o defensor ganhou a vaga na equipe titular apenas este ano e, com as boas atuações, o prestígio dos treinadores que passaram pelo clube. Titular absoluto, o jogador viveu situações distintas na disputa desta edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Em entrevista ao Superesportes, o atleta falou sobre a evolução do time durante a competição e projetou seu futuro em Belo Horizonte.

Emprestado pelo Internacional na última temporada, o experiente jogador de 33 anos foi contratado em 2018 para compor o elenco do América para a sequência do Campeonato Brasileiro. Na época, o zagueiro foi preterido pelo então treinador, Givanildo Oliveira, atuando em apenas cinco jogos do Coelho. 

Este ano, o defensor ganhou a vaga na equipe titular, ainda sob o comando de Givanildo. O bom desempenho rendeu ao jogador a manutenção da posição mesmo com as mudanças no comando técnico da equipe - no período, Maurício Barbieri e Felipe Conceição também treinaram o time. Nesta temporada, o defensor foi titular em 37 partidas com a camisa alviverde e perdeu apenas o jogo contra o Criciúma, pela 22ª rodada da Série B, por suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

No início da disputa da Série B, o América viveu uma sequência muito ruim e chegou a ser o lanterna da competição. Segundo Paulão, os jogadores temeram o rebaixamento à terceira divisão, mas tinham consciência de que poderiam reverter a situação dentro de campo. 

“Foi preciso resiliência para não fazermos as coisas piorarem. Sabíamos que seria dentro de campo que as coisas mudariam e foi preciso paciência e união para que pudéssemos ajustar o que precisávamos e vencer novamente. O campeonato de pontos corridos exige atenção máxima a cada rodada. Não tem jogo fácil e os pontos da primeira rodada são tão importantes quanto os da última”, disse.

Com apenas um ponto conquistado nas três primeiras rodadas da Série B, Givanildo Oliveira foi substituído por Maurício Barbieri. Mesmo com a troca no comando, a equipe americana não evoluiu e Barbieri acabou caindo após dois meses no cargo e seis partidas disputadas(foram uma vitória, um empate e quatro derrotas). Para Paulão, as dificuldades do América iam além das responsabilidades de Maurício Barbieri, o que, para ele, justifica a mudança de desempenho após Felipe Conceição assumir a equipe. 

“Nossa equipe foi se ajustando ao longo da competição e começamos a colocar em prática algumas coisas que aconteciam nos treinamentos, mas não nos jogos. São estilos diferentes de trabalho, mas o mais importante é que temos condições de melhorar mais e vamos trabalhar por isso”, contou o jogador.

Após Conceição assumir o comando do time, o Coelho vive um momento de ascensão no campeonato: até o momento são 10 jogos seguidos sem perder na Série B, um recorde desta edição do torneio. Titular absoluto da equipe, o zagueiro vive bom momento e, para ele, os bons resultados do América na competição dão mais confiança para os jogadores terem um papel individual importante. 

“Eu cheguei ao América para poder contribuir da melhor maneira possível com o clube. Tivemos um 2018 muito difícil, mas começamos 2019 de forma diferente. A sequência proporciona o entrosamento e ritmo de jogo. Isso é fundamental para qualquer atleta. O coletivo ajuda muito e penso que nossos melhores momentos foram quando conseguimos fazer grandes jogos coletivamente. Com a equipe indo bem, conseguimos desempenhar um papel individual ainda melhor”, disse o camisa 25.
<i>(Foto: Mourão Panda / América)</i>
 

Com a boa sequência das últimas rodadas da competição, o América ocupa a 11ª posição da tabela, com 29 pontos. O Coritiba, 4º colocado fechando o G4, tem 34. Apesar da pouca distância entre as equipes, o zagueiro prefere se manter focado e pensar jogo a jogo. 

“No futebol, nada é impossível. Com certeza nosso objetivo é vencer a próxima partida e assim por diante. É preciso agregar bons resultados para termos esse panorama. Todos os clubes que iniciam a Série B buscam a melhor pontuação possível na competição. A soma disso é que vai nos dizer o que efetivamente merecemos ao final da competição. Por isso, prefiro não cravar nada e pensar na próxima partida para que tenhamos um melhor desempenho e o resultado a nosso favor”.

Futuro indefinido

Com contrato de empréstimo até o fim de 2019, quando se encerra seu vínculo com o Internacional, o jogador ainda não definiu seu futuro e disse estar focado no América e na disputa da Série B. “Neste momento meu foco está aqui para podermos fazer o melhor campeonato possível até o final do Brasileiro. Ainda estou planejando 2020, mas isso depende do que vivemos hoje aqui. Então é ação no agora pra poder planejar o amanhã”.

Em abril deste ano, o zagueiro chegou a ser especulado no Grêmio, mas as negociações não avançaram e o defensor acabou permanecendo no Coelho.

Tags: futnacional serieb interiormg americamg