Atlético
None

ATLÉTICO

Alvo do Atlético, Guillermo Varela está fora de decisão do Peñarol contra o Defensor

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília)

postado em 06/12/2017 20:00

Divulgação / Peñarol

Um dos alvos do Atlético no mercado para a temporada de 2018, o uruguaio Guillermo Varela, lateral-direito do Peñarol, não entrará em campo nesta quarta-feira. Em função de uma pubalgia, ele desfalcará a equipe na final do Torneio Anual do Uruguai (entenda a fórmula de disputa no fim da matéria), contra o Defensor, às 21h (de Brasília).

O jogador de 24 anos sente dores no local desde o período em que houve uma greve de jogadores no futebol uruguaio, há cerca de dois meses. Em entrevista à rádio Sport 890, de Montevidéu, Varela confirmou a ausência na partida desta quarta e explicou que está fortalecendo o púbis para entrar em campo no próximo fim de semana, quando Peñarol e Defensor voltarão a duelar.

Nesta temporada, Varela entrou em campo em dez partidas, todas como titular. A última vez que ele atuou pelo Peñarol foi na derrota para o River Plate-URU, por 2 a 1, pelo Torneio Clausura (segundo turno do Campeonato Uruguaio).

Fórmula de disputa

A Primeira Divisão do Campeonato Uruguaio é dividida em três torneios: Apertura, Intermedio e Clausura. No primeiro semestre do ano, 16 times se enfrentam em turno único, em sistema de pontos corridos, pelo Apertura.

Em seguida, é disputado o Intermedio, uma novidade no futebol uruguaio de 2017. As equipes são divididas em dois grupos com oito equipes cada. Elas se enfrentam em turno único. Os líderes de cada chave classificam para a final, que define o campeão do torneio.

No segundo semestre, é disputado o Clausura, que é uma espécie de returno. O modelo de disputa é o mesmo do Apertura, só que com os mandos de campo invertidos.

Após a realização dos três torneios, o primeiro colocado do Apertura enfrenta o primeiro do Clausura pela semifinal do Uruguaio. O vencedor desse duelo vai à finalíssima contra o primeiro colocado do Torneio Anual, que soma a classificação das três competições da temporada. O duelo desta quarta entre Peñarol e Defensor definirá o melhor colocado anual, uma vez que ambos os times terminaram empatados com 86 pontos.

Se o líder do Torneio Atual for também o campeão do Apertura ou do Clausura, ele tem as duas vagas: uma na semifinal e uma na final. Se vencer a semifinal, é campeão; em caso de derrota, enfrenta de novo o mesmo adversário da semifinal, dessa vez na condição de time de melhor campanha no ano.

Guillermo foi revelado pelo Peñarol em 2010. Foi titular da Seleção Uruguaia no Mundial Sub-20 de 2013 na Turquia. A Celeste chegou à decisão, mas perdeu da França de Paul Pogba. Naquele ano, o lateral foi contratado pelo Manchester United. Fez 11 jogos pelo time principal e 32 partidas pela equipe sub-21.

Carreira de Guillermo Varela

Sem espaço na Inglaterra, foi emprestado para o Real Madrid B. Participou de 33 jogos e marcou um gol – aliás, o único da carreira. Na temporada 2016/17, o Eintracht Frankfurt contratou o atleta por empréstimo. Entrou em 10 partidas e estava sendo útil. A intenção do clube era até tentar continuar com ele por mais tempo, mas uma tatuagem acabou com a história dele na Alemanha.

Ele resolveu fazer uma tatuagem no braço a cinco dias da final da Copa da Alemanha e se deu mal. O uruguaio sofreu uma inflamação no local em decorrência do desenho e perdeu a decisão do torneio, que ocorreu em maio de 2017. O Frankfurt o afastou definitivamente da equipe.

“A passagem de Guillermo pelo Eintracht acaba aqui. O clube não pode tolerar um jogador que vai contra as instruções do técnico e dos médicos. Estávamos a considerar prolongar seu empréstimo, mas isso naturalmente não é mais uma preocupação. Guillermo está suspenso com efeitos imediatos", disse  Fredi Bobic, diretor do clube alemão, no dia 24 de maio.

O Borussia Dortmund acabou com o título ao vencer o  Eintracht Frankfurt por 2 a 1, no estádio Olímpico de Berlim.  

De volta ao Peñarol, Guillermo participou de 10 jogos, todos como titular - a temporada do futebol uruguaio ainda não chegou ao fim.   

Tags: mercadobola penarol varela seriea futnacional internacionalfut