Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Ronaldinho Gaúcho volta em grande estilo e impede derrota do Atlético na despedida

Torcida do Galo lotou estádio para se despedir do grupo que vai ao Mundial de Clubes

postado em 08/12/2013 19:03 / atualizado em 08/12/2013 19:22

Luiz Martini /Superesportes

Juarez Rodrigues/EM DA PRESS

Ronaldinho Gaúcho provou que está pronto para o Mundial. Na despedida do Campeonato Brasileiro, o craque, que voltou após mais de dois meses lesionado, impediu a derrota do Atlético para o Vitória com dois gols de bola parada. A torcida fez sua parte e lotou o Independência para desejar boa sorte ao grupo, que embarca para a competição no Marrocos nesta segunda-feira.

O jogo começou com o Vitória a toda vapor. Os baianos fizeram 2 a 0 nos primeiros minutos. Marquinhos e Max Biancucchi fizeram os tentos. Mas, o maior erro dos visitantes, foi dar espaço a R10. O meia se destacou em campo, e fez dois gols de bola parada, um de falta e outro de pênalti.

Nesta segunda-feira, o Atlético embarca pela manhã para o Mundial de Clubes. A delegação sairá do Aeroporto de Confins e deve ser apoiada por torcedores. A estreia no Marrocos ocorre no dia 18 de dezembro.

Primeiro tempo

Na primeira vez em que chegou ao campo de ataque, o Vitória abriu o placar. Em bola cruzada por Marquinhos, da esquerda, ninguém desviou e o goleiro Victor não conseguiu evitar o gol dos baianos: 1 a 0.

O segundo contra-ataque do Vitória também foi mortal. A bola veio cruzada da esquerda, atravessou toda a área, e caiu nos pés de Airton. O lateral alçou novamente, e no rebote de Victor, Max Biancucchi marcou o segundo: 2 a 0.

Desligado nos primeiros minutos, o Atlético passou a ser mais efetivo aos 10. A primeira grande chance veio com Luan, que arrancou pelo meio e chutou perto da meta de Wilson.

O próprio Luan teve outra grande chance. Em cobrança de escanteio, o meia-atacante ficou com a sobra, e acertou um chute forte no canto, mas Wilson fez bela intervenção. Leandro Donizete tentou surpreender da intermediária, só que o arremate foi para fora.

Com dificuldades para finalizar as jogadas, o Atlético insistia nos cruzamentos da intermediária. Sem deixar de atacar, mesmo com a vantagem, o Vitória oferecia perigo nos contra-golpes.

De volta após uma lesão na coxa, Ronaldinho Gaúcho apareceu em uma hora importante da partida. De falta, o armador diminuiu a vantagem do Vitória. O camisa 10 finalizou com perfeição, sem chances para Wilson: 2 a 1. Na comemoração, o craque fez sinal de continência para o presidente Alexandre Kalil.

Segundo tempo

A primeira jogada de perigo da etapa final foi do Vitória. Em chute de Dinei, Victor jogou para escanteio. Porém, a oportunidade mais clara foi perdida por Marquinhos. Ele pegou rebote na pequena área e, de cara para o gol, acertou o travessão.

O atacante Jô fez papel de pivô e deixou Luan em condições de empatar a partida, mas a bola foi desviada pela defesa. No lance seguinte, Ronaldinho Gaúcho chegou a balançar as redes, mas estava em posição de impedimento.

A dobradinha entre Jô e Luan funcionou novamente. Contudo, Wilson salvou a defesa do Leão. O chute do meia-atacante entraria no ângulo esquerdo. A pressão do Galo cresceu depois dos 15 minutos. As principais jogadas nasciam dos pés de Ronaldinho.

Com duas defesas seguidas, o goleiro Wilson mostrou estar em grande fase. A cabeçada de Jô e o chute de Fernandinho pararam nas mãos do goleiro. Marcos Rocha também testou o arqueiro, mas ele segurou firme.

Quase que o atacante Jô consegue marcar aos 42 minutos. O camisa 7 escorou cruzamento de Berola, mas para fora.

O maior erro do Vitória foi dar liberdade a R10. O meia acionou Neto Berola, que sofreu pênalti. A igualdade do Atlético nasceu com Ronaldinho Gaúcho. De pênalti, o craque deixou tudo igual no Horto: 2 a 2.

No fim da partida, os torcedores repetiram os gritos da última temporada: "Fica, Ronaldinho". O vínculo do jogador se encerra em dezembro, e ele diz que a renovação com o Galo está encaminhada.

Atlético 2 x 2Vitória

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Réver, Gilberto Silva e Lucas Cândido; Pierre, Leandro Donizete (Alecsandro); Luan (Neto Berola), Ronaldinho e Fernandinho (Rosinei); Jô
Técnico: Cuca

Vitória
Wilson, Ayrton, Kadu, Renato Santos (Luiz Gustavo) e Juan; Marcelo (Danilo), Cáceres e Escudero; Marquinhos, Maxi (Willian Henrique) e Dinei
Técnico: Ney Franco

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Data: 8 de dezembro de 2013, às 17h
Gols: Marquinhos, aos 3 minutos; Max Biancucchi, aos 6 minutos, Ronaldinho Gaúcho, aos 46 minutos (primeiro tempo); Ronaldinho Gaúcho, aos 43 minutos (segundo tempo).
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Rogério Zanardo (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Cartão amarelo: Escudero e Luiz Gustavo; Ronaldinho Gaúcho e Marcos Rocha
Cartão vermelho:
Pagantes: 22.315
Renda: R$ 622, 315

Tags: ronaldinho despedida mundial brasileiro vitoria atletico